quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ENTOMOLOGIA

Muito usada no estudo do atado, a Entomologia é um universo onde o atador se perde muitas vezes... mas oq é entomologia... busquei na Wikipédia... muito interessante!!!


Entomologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente. A palavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto) e logos (estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “Estudo dos insetos”.

Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Éntomom significa inseto e é derivado do radical entomos, que significa cortado, dividido. A maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. Logos significa fala, discurso, estudo de algo. Sendo assim Entomologia significa estudo dos insetos. Inseto é outra palavra, derivada do latim Animale insectum, significa animal segmentado.

As coleções científicas formadas por insetos são chamadas entomológicas. Nestes acervos encontram-se armazenados, ordenados e preservados espécimes ou estruturas de espécimes mortos para pesquisas. As coleções são importantes registros da existência de espécies no tempo e no espaço, sendo também repositórios dos espécimes-tipo, os quais são imprescindíveis para a identificação correta de exemplares.

Atividades como a manutenção, preservação e desenvolvimento de acervos científicos são indispensáveis e não podem ser interrompidas. As coleções são ainda testemunhos da fauna de áreas protegidas, de áreas impactadas ou mesmo em via de desaparecimento e, portanto, são a base para pesquisas em biodiversidade, sistemática e evolução.

Uma das mais importantes e maiores coleções entomológicas da América Latina é a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz devido a dimensão de seu acervo, valor científico, histórico e educativo. Menciona-se ainda sua grande importância para a saúde pública já que muitos dos exemplares lá depositados servem como referência para a identificação de vetores de doenças infecciosas.

Atualmente a Entomologia está basicamente especializada, envolvendo muitas áreas tais como: Morfologia, Fisiologia, Biologia, Ecologia, Taxonomia, Sistemática, Resistência de plantas a insetos, Controle biológico, Controle químico, Toxicologia, Apicultura, Comportamento, Entomologia Florestal, Métodos alternativos de controle, Entomologia Médica e Veterinária, Entomologia forense, Urbana e Econômica.

Disciplinas
Apiologia e Melitologia - abelhas
Coleopterologia - escaravelhos e besouros
Heteropterologia - percevejos e barbeiros
Lepidopterologia - borboletas e mariposas
Mirmecologia - formigas
Ortopterologia - gafanhotos e grilos
Dipterologia - moscas, mosquitos e pernilongos

Referências
PAPAVERO, N. (Org.) . Fundamentos práticos de taxonomia zoológica: Coleções, bibliografia, nonmenclatura. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi & Sociedade Brasileira de Zoologia, 1983. 252 p.

Basicamente não é só isso... pois como escrevi no começo.. é um universo a parte.
Abração!!!

3 comentários:

  1. Muito boa esta matéria Zé, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jose Luis, boa tarde!

    Imagens impressionantes nesse post acima! Muito legal!

    Gostaria que conferisse um post em nosso blog que tem tuda a ver com o seu: http://dinolitebrasil.blogspot.com/2012/02/dino-lite-evolucao-na-dermatoscopia.html

    Aguardo comentários, pois você entende e bem do assunto! =)

    Muito obrigada, abraços

    ResponderExcluir
  3. Página Visitada... Muito Legal o Dermatoscópio... bacana mesmo!!!

    ResponderExcluir